segunda-feira, 7 de outubro de 2013

À beira da paixão

A paixão é a pressa em realizar o coração. É a falta de tempo pra desesperadamente engolir a atenção do outro. É mastigar os saborosos segundos que se passa com o outro. A paixão é o estagiário atrapalhado, é o aprendiz de direção automotiva, é mais dor que amor. Alma, em sua juventude espetacular apaixonava-se com a mesma facilidade que se desencantava; eu achava o máximo pois não dava tempo sequer d'eu gravar o nome de um e ela já estava completamente apaixonada por um novo. Jantava num clima super romântico com Antonio Carlos Junior hoje e amanhã ele era a maior decepção de sua vida, e ainda nesta noite noite me contava enlouquecidamente sobre seu novo afair, começava descrevendo ele fisicamente, em seguida suas virtudes e por fim começava a sonhar com seus futuros entrelaçados. Só depois fui entender que isso é completamente normal. Que isso é saudável, que isto é ser intenso, que isso é no fundo de tudo: amar ou querer amar.
 O amor vem pra poucos. O amor é o fundo do copo, mas a paixão é a beira. A paixão é um mini amor.  A paixão é quente, é louca, é boa. A paixão veio algumas vezes pra mim. Amava as particularidades de cada mini amor que eu vivia. Com um moreno de olhos castanhos eu compartilhava o mesmo gosto musical, com um magrelo esportista assisti todos os filmes da broadway, já com o gordinho aprendi a tocar violão. E assim eu ia colecionando meus beijos, amassos e cartinhas na gaveta. Sara deparava-se com a primeira forma de romance, ela bem que sentia-se angustiada há um certo tempo com suas atrações sexuais. E ainda de frente àquela morena de sorriso largo, cabelos largamente ondulados e coxas grossa ingenuamente torneads, ainda defronte à essa beleza de adolescente não sentia-se completamente segura de sua sexualidade. Ao contrario de Janete, que a esta altura era completamente segura e que cultivava abertamente um comportamento masculino. Os estudos foram interrompidos e começaram a discutir as novas músicas do Criolo, Suzana apaixonou-se de imediato pelo artista que Bia havia apresentado.
 A paixão passa como uma locomotiva nas vias do coração. Vez enquanto é muito saudável. Faz a pessoa sentir-se viva. Mesmo que infalivelmente seja antecedente de uma louca fossa de sentimentos desconfortáveis. A última paixão de Alma foi o que veiculou sua mudança de visual. Hoje ela é uma mãe solteira ruivamente confiante e que finalmente abandonou aquelas blusas de estampas floridas do final dos anos noventa. Seus saltos ganharam alguns centímetros e seu baton esta mais vermelho. Algumas pessoas dizem que ela esta diferente, mas poucos entendem que ela esteve foi apaixonada. No fim, o fim de uma paixão não é tão ruim como rezam.
 Contudo, minha última paixão foi duradoura. Cinco anos de convivência não nos fizeram gays melhores. Peterson Marques não foi o ponto de partida para o despertar de um novo visual, novo andar, novas forças. Ao contrário a paixão que durou tanto tempo foi tristimente confundida com amor. Pior: Verdadeiro amor. Pior: Eterno amor. My Maquedream's como eu chamava-o, foi quem levou meus sonhos de juventude. Foi quem rasgou minhas fantasias de um mundo melhor. Foi um fim para tantas coisas legais que eu tanto desejava. Enquanto namorados subimos juntos a montanha mais alta de nosso estado, fizemos uma trilha de seis dias dentro de uma mata fechada em uma  experiência de extremo contato com a natureza e com aquele sentimento que batizamos de "eu te amo". Mas só depois de cinco anos foi que ficou evidente que tudo aquilo não passava de mais que um grande esforço pra provar que poderíamos ser fiéis, felizes e ainda gays.
 Poucas forças restaram para qualquer coisa depois daqueles cinco anos. Colocar o lixo do lado de fora de casa era difícil. Varrer a casa, limpar os móveis, ligar o carro, fazer a barba, atender o telefone tudo era difícil naquela vida sozinho. Dois meses depois eu ainda tinha muitas dificuldades. Três meses depois ainda tinha muitas dificuldades. Seis meses depois ainda encontrei uma gravata dele em uma caixa de sapatos. Oito meses depois eu encontrei uma carta dentro do bolso de uma jaqueta minha. Um ano depois comprei um novo óculos escuro e fui à praia, conheci Frank e tudo finalmente melhorou durante duas semanas.
  Janete estava realmente encantada com aquela morena, Sara sequer podia acreditar-se gay. Mas não durou muito mais que duas semanas até acontecer um primeiro contato físico. Estavam as quatro amigas no quarto de Bia, após os estudos Bia desta vez deu play num setlist de canções de Maria Gadú, no notebook Suzana acompanhava as noticias sobre a repercussão dos protestos nas principais capitais do país. Resoalutas de que haveria uma luta a ser corajosamente travadas, decidiram se organizarem para apoiar a causa em voga. Combinaram os horários, e a discussão principal foi decidir por qual causa cada uma iria se dedicar mais. Bia achava apropriado montar um cartaz implorando um investimento melhor para com a educação no país. Suzana decidiu que calçaria uma mascara e iria protestar em prol de preços mais acessíveis nos transportes públicos.  Janete foi firme em trazer a questão da diversidade sexual, e decidida protestaria com sentimentos de urgência uma nova presidência na comissão de direitos humanos do país. Sara contou suas últimas experiências nos protestos recentes e disse que dessa vez estaria acompanhando a temática de  Janete.
 O mundo nunca foi muito bom para com os apaixonados. Nos apaixonamos sempre pelo mais difícil. Romeu poderia se encantar com milhares de outras meninas de outras famílias, mas foi apaixonar-se logo por Julieta. Salomão tinha centenas de mulheres à sua disposição, mas Sulamita foi quem o incitou a viver a loucura de uma paixão impossível. Sara em plena juventude poderia apaixonar-se por uma porção de outros garotos, mas foi Janete quem fez a morena de olhos de mármore se prender em sua liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário